Nosso espetáculo de dança desse ano tráz o tema “Alma Flor”. Nos inspiramos nas energias, nos símbolos e nas lendas das flores para fazer uma analogia a natureza humana, como se nossa alma fosse representada por uma flor. Aproveito para compartilhar algumas curiosidades sobre as flores escolhidas para minhas flores.

Rosa Vermelha:
(Dança do Ventre inter terça 18h30)

A Rosa é uma das flores de maior expressão de amor e paixão no mundo todo. A beleza e o poder místico das estórias que envolvem a Rosa passam por diversas mitologias de deusas femininas. Na Grécia e Roma, por exemplo, ela aparece como símbolo das deusas do amor, Afrodite e Vênus. No Brasil a Rosa é símbolo de amor incondicional e foi atribuída a divindades femininas como Santa Maria, Santa Rita, Santa Sara, entre outras. As rosáceas de muitas catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral.

Um mito grego conta que Afrodite, a deusa do amor, nasceu das espumas do mar, que tomaram forma de rosas brancas após seu nascimento. Assim, as rosas brancas foram consagradas a Afrodite, mas quando Afrodite viu seu amado Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo, se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas brancas que lhe eram consagradas, as tornando vermelhas. Devido a essa mitologia a Rosa vermelha passou a significar a paixão, o sangue, a carne e o amor. Outra versão deste mito conta que ao ver seu amado Adônis ferido as lágrimas da deusa Afrodite se transformaram em rosas brancas, e ao sangrar tentando salvá-lo tingiu as rosas brancas de vermelho, as tornando rosas do amor e da paixão.

Uma das lendas romanas conta que muitos pretendentes foram escolhidos para casar com uma bela mulher chamada Rodanthe, mas ela não se interessou por nenhum. Estes homens rejeitados se tornaram violentos e invadiram a casa de Rodanthe. Este episódio enfureceu a deusa Diana, que transformou a mulher em uma flor, a Rosa, e os violentos pretendentes em espinhos. Assim, ela também é considerada o símbolo de proteção da mulher. O miolo fechado da Rosa também simboliza o segredo, o oculto, o secreto em muitas culturas, religiões, poesias e obras de arte.  Colocar uma rosa no teto quando o assunto devesse ficar em segredo era um dos costumes mediáveis antigos, levando a prática de pinturas de rosas nos tetos das salas como decoração e arquitetura clássica no futuro. Na alquimia a rosa também representa o princípio feminino e o órgão sexual da mulher.

Diz uma lenda árabe que antigamente todas as rosas eram brancas. Uma noite de Primavera, sob uma Lua Minguante, um rouxinol pousou sobre uma esbelta rosa de uma brancura imaculada e ficou imediatamente apaixonado. Até esse dia, nunca se ouvira um rouxinol cantar, viviam toda a sua vida em silêncio, mas o amor deste por aquela rosa tão especial era de tal maneira forte, que uma canção de uma beleza espantosa se formou na sua garganta e ele abriu as asas em torno da flor e num abraço apaixonado apertou-a com tal paixão que os espinhos dela o feriram profundamente. Ele continuou cantando e morrendo de amor. Seu sangue apaixonado caiu sobre as pétalas brancas da rosa tornando-a vermelha. Desde então, há rosas que nascem vermelhas, e nas noites de Primavera, ouvem-se os rouxinóis cantando suas canções de amor.

Música: Law Hobna Galta
Tradução:
Se o nosso amor for um erro
Deixe-nos estar errados
Enquanto estamos apaixonados
Confortáveis juntos
Quem disse?
Que o nosso amor é um erro?
Eu não me importo sobre o mundo se você está ao meu lado
Eu não me importo sobre o que querem, eu sei o que eu quero
Quero te amar ainda mais
Quero prometer aos seus olhos
Que vamos ficar sempre um ao outro
E se amanhã nós deixarmos o outro
Seria o maior erro que nunca
Estamos destinados a um amor alegre
Assim a vida de anseios, extremidades e o mundo desaparece

Dama da Noite:
(Burlesque terça 20h)

Também chamada Rainha da Noite, a Dama da Noite é uma flor espetacular, que se abre apenas durante a noite, geralmente a partir das 23h, para apresentar seu marcante perfume e forma exuberante. Quando o dia começa a clarear ela se fecha e não desabrocha mais. Nela está a magia de apenas uma noite. Seu atraente perfume também atrai insetos noturnos que se alimentam de seu pólen, carregam para outras flores e garantem a reprodução da espécie. Essa polinização noturna gerou a linda fantasia de que os insetos e morcegos se alimentam dos seus secretos atributos de beleza e sensualidade, para manter esta magia viva compartilhando e polinizando novas flores. Ela também é conhecida como Flor da Noite, Jasmim da Noite e Cacto Orquídea.

As lendas em torno desta flor noturna afirmam que ela tem o poder de realizar desejos, se alguém fizer um pedido no horário de sua floração certamente será atendido. Tornou-se misteriosa por florescer apenas uma noite, seduzir, encantar e desaparecer. Até mesmo as regiões nas quais a Dama da Noite sente-se mais confortável para florescer possuem atributos que remetem a sensualidade, pois ela prefere lugares quentes e úmidos.

Uma lenda conta sobre uma linda princesa chamada Damang que amava perfumes e pesquisava diferentes plantas para extrair suas fragrâncias. Estava cheirosa e atraente, mas infelizmente adoeceu. Os médicos palacianos foram convocados para atendê-la, mas não conseguiram curá-la. Ela faleceu de mal desconhecido e foi enterrada no jardim do palácio. Uma semana depois uma estranha planta cresceu no local onde ela havia sido enterrada, e destas plantas nasceram flores brancas que espalhavam uma deliciosa fragrância durante a noite, como se fosse alquimia perfeita de todos os cheiros estudados por ela. O povo do local passou a chamar a planta de Dama de Noite, em homenagem a princesa Damang.

Suas flores são grandes, vistosas brancas ou coloridas. O espetáculo destas flores abertas é ansiosamente esperado por quem as cultiva. Na floresta elas podem se desenvolver sobre árvores, mantendo as raízes no chão, e retiram a umidade do ar e do sereno.

Música: Buttons – Pussycat Dolls

Tradução:
Estou te dizendo para abrir os meus botões, baby
Mas você continua me encarando
Dizendo o que vai fazer comigo
Mas até agora eu não vi nada uh
Dificilmente você é do tipo que me apaixono
Eu até estou gostando dos amassos
Não me deixe pedindo por mais
Sou uma garota sexy
Que sabe exatamente como conseguir o que quer
E o que quero é levar isso tudo até você
Garanto todas as coisas que eu te disse
Você tem dito as coisas certas a noite inteira
Mas eu não consigo te trazer aqui pra me ajudar a tirar isso
Querido, você não vê?
Como essas roupas estão apertadas em mim?
E o calor que vem dessa batida
Estou prestes a explodir
E acho que você ainda nem percebeu
Você diz que é machão
Mas eu discordo
Pois o amor que você diz ter
Não foi colocado em mim
Eu me pergunto
Se sou demais pra você
Eu me pergunto
Se meu beijo não te faz querer mais
Eu me pergunto
Imaginando o que faremos adiante
O que você quer fazer?
Aproveite a chance de reconhecer que tudo isso pode ser só seu
Mas você é igual aos outros caras e seu jogo não me agrada
Vamos, querido, abra meus botões, querido
Abra meus botões, querido
Baby, você não abrirá meus botões, querido?
Abra meus botões, querido

Gérberas:
(Dança do Ventre inic quinta 18h30)

A Gérbera é a pura energia positiva em forma de flor. Na Linguagem das Flores ela simboliza pureza, inocência, beleza da vida e energia positiva da natureza. Por isso, se relaciona às qualidades humanas da sensibilidade, sensualidade, amor, nobreza, alegria e simplicidade.

Ela é uma colorida mistura de girassol com margarida, e recebeu o nome de Gérbera em 1737, em homenagem ao médico naturalista Traugott Gerber. As gérberas são uma obra de arte natural, pois possuem até 20 tonalidades diferentes, branco, amarelo, laranja, rosa, vermelho, etc. Sua presença serve para harmonizar um ambiente com alegria, energia positiva e jovialidade. Em algumas culturas ela está ligada também ao sucesso, sendo usada para parabenizar alguém por conquistas ou novos empreendimentos. E não é só pela sua cor e beleza que ela auxilia nossa saúde com suas boas vibrações, ela também é um purificador natural de ambiente. A Gérbera age quimicamente purificando e melhorando a qualidade do ar que se respira, alterando a composição dos gases, reduzindo as emissões de acetona, benzeno e formaldeído, compostos orgânicos que causam danos à nossa saúde.

Nela está a representação de que um grande universo é formado por vários pequenos universos individuais, pois o capitulo principal da flor, que parece uma única flor, na verdade é composta por centenas de flores individuais.

Musica: Alabina Yalla

Tradução:
Vamos, venha, vamos!
Vamos meu querido, vamos!
Seremos felizes e diremos mashaAllah (louvor a Deus)
De Granada a Casablanca
Enterrei minha fantasia
Uma guitarra e um cigano cantam
Canta minha Andaluzia
Seus olhos são bonitos
Seus lábios são uma canção
Diga “se Deus quiser” (inshAllah)

Flor de Lótus:
(Cia Flor de Lótus seg 20h)

A Flor de Lótus é símbolo da essência do ser. Também conhecida como Padme, Lótus Egípcio e Lótus Sagrado é uma flor asiática que floresce sobre a água, e representa a pureza emergindo de águas lodosas. Ela é símbolo da expansão espiritual, do sagrado e do puro. Assim como a flor de lótus cresce da escuridão para a superfície da água abrindo suas flores quando recebe a luz do sol, como síntese viva da nossa jornada da escuridão e da luz, o ser humano também atinge sua purificação, elevação e expansão através de suas caminhadas terrenas.

No simbolismo budista, a água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca de luz é a promessa de pureza e elevação espiritual, após a jornada material. Conta a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, flores de lótus desabrocharam em todos os lugares que pisou. As maiores divindades asiáticas são representadas sentadas sobre uma flor de lótus, em meditação. A flor de Lótus fechada é um símbolo das infinitas possibilidades do homem que está crescendo, em busca da sua evolução. A flor de lótus aberta representa a criação do universo, a purificação e a iluminação.

Na literatura clássica de culturas asiáticas, a flor de lótus simboliza elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos. Na Yoga, a posição de Lótus (Padmásana) é a postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos.

A Lótus Azul simboliza o triunfo do espírito em relação aos sentidos, atingindo sabedoria e conhecimento. A Lótus Branca: está relacionada ao estado de pureza total e geralmente é representada com oito pétalas. A Lótus Vermelha representa as qualidades naturais do coração, como o amor, a paixão e a compaixão. A Lótus Rosa é a mais importante de todas as lótus por representar todas as divindades femininas da cultura indiana.

Uma mitologia grega conta que um povo que vivia numa ilha perto do Norte da África comia flores de lótus e eram chamados de Lotófagos. A ingestão da flor causava um efeito narcótico, sono profundo e pacífico e amnésia. Na Odisseia de Homero, existe um episódio em que três homens são enviados para a ilha dos Lotófagos para investigá-la, mas ao comerem as flores de lótus, se esquecem de voltar para o barco. Nessa história a amnésia causada pela flor de lótus representa o desejo humano da possibilidade de começar de novo, de renascer e apagar passados indesejados.

Musicas:

Aishwarya Rai – Salaam Tradução:
Tantas vezes para este coração eu tentei explicar
Mas meu coração me trouxe para esse lugar mesmo assim

Dead Can Dance – The Lotus Eaters
Tradução:
Por que isto acontece comigo?
Por que eu fui abandonado?
O nada entorpece mais a dor.
Por favor
Estou escorregando longe
Caímos nos espaços cegos
O quebra-cabeça tão descortês
Os comedores de lotus voam
Observamos a forma casual de forma insidiosa e fria
E flor no desconhecido
Por favor, Deus por que você não pode nos ouvir? Por favor, Deus por que você não escuta?
Acolhemos a mão de destino vão, cruel e ilógico
Faz palavras cair em orelhas surdas,
Nós somos somente pequenos demais?
Por favor, faça-nos entender
Por favor, Deus por que nós devemos temer você?
Por favor, Deus por que você parece tão longe?
Somos suas crianças?

Three Sisters (feat. Tatyana Kalmykova)
Tradução:
Oh isso é legal
Hey montanha íngreme
Sim montanha íngreme
Sim, vocês não podem sair meninas
Descida não é uma colina
Para onde vais
Sinto muito por essas picadas
Cavalgando tarde
E lá vão eles.
Oh legal
Montanha
Touros jovens
Pardal gerou
Apenas um pardal muito jovem
Nariz preto
Vostrononosenko

Leila of Cairo – Sukara