baladi

Uma forma de ser? um estilo de dança?
Uma palavra com tantos significados e tão rica em nuances. Baladi (Arabic: بلدى baladī; Adjetivo relativo de “ cidade, local, rural, comparado ao termo folclórico com um toque de classe baixa, existe esta conotação ligada a palavra. Também pode se referir a um estilo musical, o estilo folclórico da dança egípcia ( Raqs Baladi) ou o ritmo Masmoudi Sohaiar, que é frequentemente usado em música baladi, muitas vezes podemos encontrar em Ingles o termo Beledi.
Em Árabe, a palavra baladi não se aplica apenas a música e a dança mas também pode se aplicar a muitas outras coisas, que são consideradas nativas, rurais, rusticas ou tradicionais, como por exemplo “ aesh baladi “ pão baladi. Também pode aparecer para muitos tipos de comida e a maioria das frutas e vegetais.
Musica Baladi
A música baladi é um estilo folclórico urbano, que se desenvolveu a partir de estilos musicais egípcios tradicionais, no início do século vinte, quando um largo número de pessoas migrou para o Cairo vindo de áreas rurais. Os sons do acordeom e do saxofone são como um carimbo de legitimidade da música baladi – ambos são instrumentos ocidentais, que foram adotados pelos músicos egípcios e modificados para tocar as escalas musicais árabes. Baladi pode tomar a forma de canções tradicionais, muitas vezes com uma estrutura de estrofe e refrão, com exemplos populares que incluem “ Taht il Shibak” e “ Hassan ya Koulli”. Há também uma forma músical improvisada dentro do estilo baladi

Improvisação Baladi 
Esta é uma forma estruturada de improvisação musical, que envolve usualmente um percussionista e um solista de acordeom ou saxofone, podendo o instrumento melódico também ser Nai, ou Kannoun. Muitas vezes encontramos esta forma estrutural chamada pelo termo “ Taqsim Baladi “ ou “ Ashra Baladi” ou “Progressão Baladi”
Um taqsim Baladi consiste num numero distinto de seções dentro da estrutura musical. Cada parte tem uma estrutura tradicional, e a ordem das partes seções segue um padrão solto, mas que pode também não se apresentar da forma esperada. Há uma certa liberdade na construção e para um ocidental pode até mesmo parecer desorganizado, mas há um caminho a ser seguido.
Os músicos não incluem geralmente todas as possíveis partes, mas decidem por algumas delas para a estrutura da peça musical.
A maioria das improvisações serão iniciadas com um solo instrumental ( taqsim) por um instrumento primário. Seguindo este momento, há usualmente uma sequencia de perguntas e respostas, entre o instrumento e o percussionista, fluindo dentro de uma parte rítmica que é lenta usualmente.
Mais para frente, as sessões de pergunta e resposta são mais rápidas e uma parte rítmica mais dinâmica se apresenta. O meio da peça pode apresentar pedaços de canções populares, ou um trecho folclórico no estilo Saidi. A parte final é geralmente o “ TET” que tem um ritmo rápido , com acentos em staccato e fora do normal, ou em lugares inesperados.

Raqs Baladi ou Dança Baladi

Raqs Baladi e forma foclorica ou social do que conhecemos como dança do ventre. Ela é mais estacionária se comparada a Dança Oriental propriamente, que usamos para performances de entretenimento, com menor uso de braços, e o foco bem centrado nos movimentos do quadril. A dança Baladi, tem um sentimento mais “ pesado”, com a dançarina aparentemente relaxada e muito conectada ao chão. É apresentada com a música no mesmo estilo.
A roupa típica para as apresentações desta dança, é um longo vestido que cobre a barriga, podendo ser muito simples e tradicional ou ricamente adornado.Tradicionalmente , um vestido baladi nos lembraria da versão teatral da roupa tradicional egípcia. A versão mais comum traz um vestido que tem uma saia reta com aberturas laterais, longas mangas que podem terminar nos cotovelos e que tem uma gola parecida com uma camisa. Tecidos com listras, ou no padrão Assuit, são populares. Um lenço pode ser usado ao redor do quadril, e uma echarpe na cabeça também é um acessório comum. Uma performance baladi, pode incluir o uso de sagat ou snjus, e também pode acontecer da bailarina utilizar uma bengala, ou “ Assaya”.

Fifi Abdou, uma das lendas da dança Oriental Egipcia, do século vinte, é muitas vezes descrita com uma bailarina de estilo baladi.

Taheya Karioka usando um vestido em estilo Assuit e dançando Baladi.

Ritmo Baladi 

No Ocidente, o Masmoudi Soghaiar ou Pequeno Masmoudi, na música árabe é muitas vezes referido como “ baladi “ por ser comumente usado em música baladi. Isto é de alguma forma enganoso, pois há muitas outras formas rítmicas usadas no estilo baladi, incluindo os ritmos Maqsoum, Saidi e Falahi, e este ritmo também é encontrado em outros estilos de música.

A estrutura do ritmo tocada no derbak ou tabla é como descrita a seguir
1 & 2 & 3 & 4 &
D-D—T-D—T–
(Dum Dum … Tek Dum … Tek …)

As letras maiúsculas, representam acentos que são especialmente evidenciados. O Dum acontece na mão dominante, e no meio do Tabla, o tak pode ser tocado tanto pela mão dominante quanto pela outra, na borda da Tabla
O que deve ser talvez a versão mais comum do que se chama baladi, é o chamado corretamente Masmoudi Saghir, ou pequeno Masmoudi, pois ele é de fato o Ritmo Masmoudi contraído em um quaternário 4/4

 
O percussionista tem liberdade para preencher entre os acentos evidentes, como ele quiser, e usa os intervalos para isso.
1 & 2 & 3 & 4 &
D D tkT D tkT 
D D tkT D tkT tk

A segunda versão inclui um tk extra que faz a ponte para o início da próxima frase.

Vegetais e Frutas Baladi
Em alguns países árabes, nos mercados algumas frutas e vegetais são vendidos e anunciados como produtos “ baladi” incluindo, tudo que é nativo, natural, fresco, e de certa forma sofrendo uma produção artesanal, em detrimento de outros tipos de frutas e vegetais, que são produzidos de forma industrial e em larga escala, por exemplo.

Fonte : Wikipédia – artigo em Inglês
Traduzido por Luciana Hartenbach
Janeiro 2015